quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Impêndacia e ligação em série

Eu vou começar os meus posts por algo que me interesso muito, som automotivo, para muitos o som dentro de um carro é só uma musica de fundo para passar o tempo, porém para outros isso é uma paixão. Eu começarei por um assunto que MUITA gente tem problemas, a impedância. Esse assunto já deu muita dor de cabeça para muitos instaladores assim como para quem apenas acompanha e não sabe qual produto comprar, bom vamos ao que interessa.

Impedância: A impedância pode ser definida como uma espécie de resistência elétrica, porém não exatamente igual a um circuito elétrico. Quando certa corrente elétrica passa por um material ele gera calor, isto é chamado de resistência elétrica, porém em alguns casos ocorre uma espécie de bloqueio a essa corrente, isso é chama de reatância. Bom mas o que isso tem haver com a impedância, calma já chegaremos lá, quando estamos falando de alto-falantes eles possuem tanto resistência quanto reatância assim podemos criar um tipo de média entre elas e assim nasce a impedância.

Porque a impedância deixa todos malucos? Pois ninguém sabia ao certo o que ela realmente era só sabia que ela atrapalhava os projetos de sonorização, bom agora que sabemos o que ela realmente é vamos a sua características.

Para um projeto funcionar devemos combinar a impedância dos alto-falantes com a impedância do módulo (amplificador) assim devemos utilizar as mesmas propriedades de resistência elétricas, as famosas ligações em SÉRIE e PARALELO.Mas que raios é isso? Vamos descobrir agora.

 

Ligação em série:

Ligação em paralelo

 

Assim como podemos ver na imagem acima se possuímos dois falantes de impedância 4 Ohms (mesma medida de resistência) com uma ligação em série a impedância total será de 8 ohms, se tivéssemos três falantes, o final seria de 12 Ohms, com quatro 16 Ohms e assim por diante, ou seja a soma das impedância. Esse tipo de ligação é tem como objetivo aumentar a impedância final.

 

Ligação em Paralelo:

Lig. Paralelo 1

 

Agora com a ligação em paralelo o objetivo é diferente, com esta ligação queremos diminuir a impedância final, assim ao ligar dois falantes em paralelo iremos diminuir a impedância para 2 Ohms, com três falantes a impedância seria 1,33 Ohms, com quatro 1Ohms isso ocorre devido a seguinte conta,

1/R=1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + 1/Rn, ou seja, 1 sobre a resistência final R será igual a soma de 1 sobre as resistência do sistema, confuso certo?

Bom vou tentar facilitar com exemplos, como no exemplo anterior com falantes de 4 Ohms utilizaremos quatro falantes de 4 Ohms,1/R=1/4 + 1/4 + 1/4 + 1/4, ou seja R=1 Ohms,

Lig. Paralelo 2

 

Agora faremos o seguinte, utilizaremos 1 falante de 2 Ohms e dois de 4 Ohms, assim, 1/R= 1/2 + 1/4 + 1/4, assim neste caso o R=1 Ohms, 

Lig. Paralelo 3

 

eu utilizei números simples mas poderá ser usado com qualquer valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário